Um levantamento feito pela companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado esta semana em Brasília mostra que a soja deverá ser responsável por quase metade da produção de grãos do país nesta safra.
A estimativa é de que a safra fique entre 208 milhões e 212 milhões de toneladas. Um pouco abaixo da primeira previsão, anunciada no mês passado, que chegava a 213,5 milhões de tonelada. A diferença é ecplicad pelas condições climátics.
João Intini, diretor de política agrícola da Conab, explica que essa variação da estimativa é um ajusto normal. "Nós abrirmos a safra com essa banda de limite mínimo e máximo justamente pra dar tempo de fazer uma acomodação dessas influências que dizem respeito as condições climáticas e de mercado".
Ele diz que no sul do páis o excesso de chuvas preocupa e pode afetar a finalizaçõa da safra do trigo e da instalção do arroz. Mesmo assim, a expectativa da Conab é que haja mais um recorde na produção de grãos. O crescimento deve ser de 2% em relação a safra 2014/2015. A soja continua em destaque, com uma produção estimada de quase 103 milhôes de toneladas, sete por cento a mais que em relação ao período anterior. (continue lendo)
Fonte: Portal do Agronegócio