UNIDADE FABRIL

UNIDADE VALLOUREC

FALE CONOSCO

Fazenda Coronha, SN, Zona Rural
Nossa Senhora da Paz
São Joaquim de Bicas - MG
CEP.: 32920-000
Av. Olinto Meireles, 65 - Barreiro
Belo Horizonte - MG
CEP.: 30640-010

NOTÍCIAS

Aprosoja-MT notifica empresas por causa de milho Bt - Entidade alega propaganda enganosa das multinacionais, com a perda da eficiência da tecnologia

Perda de eficiência do milho Bt levou Aprosoja-MT a notificar empresas fornecedoras da tecnologia (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

A Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) informou nesta segunda-feira (28/7) ter notificado extrajudicialmente as empresas Monsanto, DuPont, Dow e Syngenta devido à perda da eficiência da tecnologia transgênica de milho Bt. O argumento é o de que essas cultivares seriam resistentes a lagartas, “mas no último ciclo o que se viu foi os danos que os insetos causaram nas lavouras de milho de Mato Grosso.”

De acordo com a Aprosoja-MT, o custo de produção aumentou por causa da necessidade maior de inseticidas. Com base em dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a entidade informou, em nota, que a despesa “não programada” chegou a R$ 120 por hectare.
 
“Queremos que as empresas apontem uma solução rápida para as perdas e também uma forma de ressarcir quem foi prejudicado”, diz, no comunicado, o presidente da Aprosoja-MT, Ricardo Tomczyk. “É um típico caso de produto que prometia um resultado que nunca foi entregue, ou seja: propaganda enganosa.”

Ainda no comunicado, a entidade diz que a perda da resistência do milho Bt às lagartas foi identificada em março e que a associação “passou a reunir laudos técnicos com dados, fotos e a análise econômica do prejuízo financeiro do produtor”.

A associação define prazo de dez dias para que as empresas se manifestem oferecendo soluções para as “falhas apresentadas pela tecnologia” e uma forma de “ressarcir os prejuízos” dos produtores Mato Grosso.

Fonte: Revista Globo Rural.

Silifértil Agrícola

A Silifértil Ambiental, é a única empresa do ramo de beneficiamento (em parceria com a V&M),...

Silifértil Siderurgia

A Silifértil Ambiental Ltda, foi fundada em 1996 com o objetivo de reutilizar resíduos siderúrgicos...

Produtos

A Silifértil Ambiental Ltda. dispõe de produtos para a utilização agronômica, como corretivo de solos e fonte de nutrientes minerais para os cultivos agrários de interesse econômico.